VitaSlim
Procurar
Close this search box.

Peso ou volume?

Peso ou volume?
Confesso que se pudesse deitaria fora todas as balanças deste mundo. Não que não admita o seu valor, mas porque esta obcessão que as pessoas têm hoje em dia com o peso nada se relacionar com o que é mais saudável nem mais belo, do ponto de vista estético.
 
Não sei se já reparou mas são várias as pessoas que perdem muito peso, ficando por vezes até demasiado magras, com uma aparência física no limiar da “doença” ou esteticamente mais envelhecidas (já para não falar na alteração de humor devido às restrições a que são sujeitas). Outras, porém, mal começam a perder peso nota-se imenso, parece que desincham e como que, por milagre, mantém uma excelente forma corporal, uma boa tonificação, um bom humor e até referem ingerir mais alimentos do que aquilo que imaginavam. Pois é, estamos perante dois tipos de redução corporal, peso ou volume.
 
Quando alguém pretende reduzir o peso é importante alertar para o facto de poder estar a eliminar gordura, músculo ou água. Estes dois últimos poderão ser precisamente o inverso daquilo que pretende.
 
A redução de volume corporal ou tamanho, na maioria dos casos, irá promover uma diminuição de massa gorda com consequente aumento de massa muscular e do metabolismo, o que irá facilitar a manutenção a longo prazo.
 
Normalmente a redução rápida de peso nunca é muito duradoura, não só porque implica uma restrição calórica drástica por longos períodos de tempo (o que impede a vida social e a rotina familiar normal), mas também devido ao facto de a redução de peso, através da massa muscular, se relacionar diretamente com a diminuição metabólica, o que faz com que a pessoa comece a “gastar/queimar” menos aquilo que ingere e alcance um “patamar de peso” do qual será mais difícil sair. Além disso se perder peso à custa de massa muscular, mais cedo ou mais tarde (uma vez que o corpo não está a gastar tanta energia e se não aumentar a atividade física) voltará a adquirir o peso que tinha inicialmente ou até mais.
 
O ideal será fazer com que a redução do peso seja consequência da diminuição de volume corporal, dessa forma irá garantir a manutenção da massa muscular e a redução de massa gorda com consequente tonificação.
 
De uma forma mais equilibrada e saudável, permitirá uma adaptação gradual do seu organismo, do ponto de vista físico e estético, à redução corporal que tanto deseja!
 
Paula Beirão Valente