VitaSlim
Procurar
Close this search box.

Lipoaspiração – cuidados pré-operatórios

Lipoaspiração - cuidados pré-operatórios
A lipoaspiração tem como objetivo retirar o excesso de células adiposas de algumas regiões do corpo.
 
Com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, dos aparelhos existentes e devido aos resultados eficazes, esta cirurgia estética tornou-se um dos procedimentos muito difundido e realizado em todo o mundo.
 
Tal como noutras técnicas cirúrgicas, é imprescindível que na lipoaspiração se tenham alguns cuidados quer no pré-operatório, quer no pós-operatório.
 
A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica, que tem que ser efetuada por um profissional habilitado – médico. Ser feita uma avaliação pré-operatória criteriosa e serem usados os equipamentos adequados, em espaço cirúrgico.
 
A lipoaspiração pode ser localizada (numa região), ou ser efetuada em mais que uma zona do corpo, dependendo da necessidade e das condições que a pessoa tem, para a realização do procedimento, o que será avaliado pelo cirurgião em conjunto com o paciente.
 
A indicação da lipoaspiração será efetuada sempre pelo médico responsável pelo ato cirúrgico.
 
A lipoaspiração tem, em geral, ótimos resultados, sobretudo quando tiver indicação para ser realizada e quando o paciente for bem esclarecido de todos os cuidados e procedimentos auxiliares, que podem ajudá-lo na recuperação pós-operatória.
 
Não é um método de emagrecimento e não deve ser feita em pacientes com excesso de peso.
 
O tipo de anestesia utilizada vai depender da avaliação pré-operatória, das áreas a tratar e do volume de gordura que se espera remover.
 
Os cuidados pré-operatórios, por parte do paciente, são fundamentais para o sucesso da cirurgia.
 
Os cuidados pré-operatórios que deve ter são:
 
· Durante cerca de 30 dias antes da cirurgia, não tomar medicamentos sem receita médica e não abusar de bebidas alcoólicas;
 
· Deve haver abstinência total do fumo (cigarros, charutos, cachimbos, etc.) pelo menos 2 meses antes da realização do procedimento;
 
· Se for diabético e hipertenso é necessário que estas patologias estejam controladas;
 
· Nalguns casos recomenda-se que o paciente inicie sessões de drenagem linfática antes de realizar a cirurgia para “desintoxicar” o organismo e ativar a circulação sanguínea (um organismo desintoxicado reage melhor);
 
· Fazer uma dieta equilibrada e exercício físico adequado, para preparar o corpo para a lipoaspiração;
 
· Deve informar o seu médico de todos os medicamentos que está a tomar;
 
Visite a nossa clínica para saber mais. Fique atento à nossa próxima publicação, sobre os cuidados a ter em pós-operatório.