Lipoaspiração — cuidados pós-operatórios

Tão importante quanto a cirurgia em si, são os cuidados pós-operatórios, que, se não forem respeitados, podem prejudicar o bom resultado do procedimento cirúrgico. Isto é válido para todos os tipos de procedimentos cirúrgicos.

Diversos fatores influenciam na recuperação pós-operatória, tais como a raça, o sexo, a idade, o volume lipoaspirado, as áreas que foram lipoaspiradas, as características pessoais de cicatrização, a capacidade física de recuperação, a sensibilidade à dor, a genética, etc..

Em relação ao pós-operatório deve saber que:

· Os pontos são retirados entre o 7.º e o 14.º dia;

· Deve usar uma cinta elástica compressiva, que é colocada após a realização do procedimento. Esta cinta deve ser utilizada durante o período de tempo que o cirurgião indicar. Esta, tem uma função modeladora, reduzindo o edema (inchaço), através de leve compressão e tem como objetivo manter imóvel a área submetida à lipoaspiração, enquanto a pele e as áreas lipoaspiradas vão sofrendo uma retração progressiva dos tecidos até se adaptarem à nova forma. Assim, depois do período de utilização indicado, poderá ser usada somente à noite, para dormir, por um período que pode variar de 30 a 60 dias, dependendo da evolução do paciente. O modelo de cinta que está indicado depende da área lipoaspirada;

· Os pensos são feitos mediante a indicação médica;

· Nos primeiros dias só deve fazer atividades ligeiras, sendo recomendável que caminhe dentro de casa e não fique deitado o tempo todo. Os esforços físicos e o levantar pesos estão proibidos;

· O retomar das atividades normais está, também, dependente da extensão do procedimento, devendo considerar as indicações fornecidas pelo médico.

· A drenagem linfática, é útil na redução do edema (inchaço), na prevenção da acumulação de líquidos debaixo da pele e na prevenção de eventuais irregularidades, podendo ser necessário diversas sessões no primeiro mês. É importante dar cumprimento às orientações que a equipa de saúde lhe forneça.

· É fundamental a ingestão de água, para uma reposição de líquidos devido ao jejum e à perda de líquidos na própria cirurgia. Não há qualquer restrição alimentar, mas não esquecer de consumir alimentos saudáveis, ricos em fibras e frutas, legumes e verduras. Não deve ingerir bebidas alcoólicas, no mínimo 14 dias após a cirurgia, para permitir uma maior rapidez na reabsorção dos edemas;

Para mais informações sobre lipoaspiração, cuidados pré-operatórios e cuidados pós-operatórios, visite-nos!

OUTRAS NOVIDADES

Lipoaspiração  
Cuidados pré-operatórios

A lipoaspiração tem como objetivo retirar o excesso de células adiposas de algumas regiões do corpo.
Com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, dos aparelhos existentes e devido aos resultados eficazes, esta cirurgia estética tornou-se um dos procedimentos muito difundido e realizado em todo o mundo.

Ler mais >>

Ginecomastia
Tratamento da mama masculina

Em termos práticos, a Ginecomastia é a designação que se dá à situação clínica em que há um aumento das glândulas mamárias masculinas, fazendo com que a região do peitoral seja aumentada.

Ler mais >>

Alimentação 
dos seus filhos

Com o início do novo ano escolar, surgem desafios e impõe-se regras e objetivos que os mais novos devem atingir. No entanto, ninguém parou para refletir que a alimentação e alguns hábitos por parte de adultos e crianças podem estar diretamente relacionados com o seu desempenho, nível de concentração e memória.

Ler mais >>

Ventosoterapia 
O que é e para que serve?

A ventosoterapia um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele.
Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor. Foi recentemente popularizada pelo atleta olímpico Michael Phelps, que revelou a sua utilização nos últimos Jogos Olímpicos, no Brasil.

Ler mais >>

Lipoaspiração
Cuidados pós-Operatórios

Com o início do novo ano escolar, surgem desafios e impõe-se regras e objetivos que os mais novos devem atingir. No entanto, ninguém parou para refletir que a alimentação e alguns hábitos por parte de adultos e crianças podem estar diretamente relacionados com o seu desempenho, nível de concentração e memória.

Ler mais >>

Já conhece os parceiros da VitaSlim?


Clique nos logotipos e conheça as vantagens únicas dos nossos parceiros.