ÁREAS COMPLEMENTARES

Temos ao seu dispor algumas áreas complementares
para melhorar os seus tratatamentos.

A ENFERMAGEM é a ciência cujo objetivo é o cuidado com o ser humano no seu âmbito individual, familiar e comunitário, fundamentada no desenvolvimento de atividades que promovam a prevenção, promoção, reabilitação e recuperação da saúde.

Os saberes mobilizados pelos enfermeiros envolvem o saber científico, o saber ético, saber ser, saber estar, saber fazer e o saber estético. O enfermeiro utiliza o seu raciocínio lógico, científico e as suas competências afetivas, estéticas e reflexivas, aliando a arte do cuidar à ciência do cuidar. A enfermagem cuida do(s) outro(s) na sua perspetiva humana e holística, em todas as suas dimensões, atendendo às suas necessidades básicas de ser humano, enfrentando em conjunto problemas de saúde reais ou potenciais, contribuindo para a sua autonomia e estado de saúde maior.

A Enfermagem Estética, é direcionada para os cuidados da derme em diferentes níveis de complexidade, de modo a proteger e recuperar a saúde da pele. Desta maneira, o enfermeiro realiza uma série de procedimentos estéticos e com finalidade terapêutica, e também no atendimento, pré, intra e pós-cirúrgico, em cirurgias plásticas.  

Os tratamentos no contexto da Estética e Cosmetologia, são efetuados por profissionais, com o Curso Técnico Superior em Estética, que assumem a responsabilidade pelos tratamentos estéticos, cosméticos e de bem-estar, gerindo os recursos necessários à sua intervenção, através de uma prática profissional responsável, visando a segurança e saúde da pessoa, tendo como objetivo melhorar a sua qualidade de vida, promovendo a sua saúde e bem-estar, numa abordagem holística e individualizada, concebendo soluções criativas e seguindo princípios de ética profissional.

Identificamos alguns dos tratamentos: - Designer de Sobrancelhas; Epilações com cera, linha e pinça; Massagens várias; Depilações a Laser; Tratamentos para gordura localizada, flacidez, estrias, celulite… 

BREVEMENTE DISPONÍVEL

A Fisioterapia Dermato-funcional é uma área que se ocupa da avaliação e tratamento de distúrbios que têm por base alterações da funcionalidade do sistema tegumentar. Doenças dermatológicas e problemas estéticos afectam significativamente a auto-estima. A promoção do bem-estar e da qualidade de vida deve ser uma prioridade para o profissional de saúde.

Áreas De Intervenção Da Fisioterapia Dermato-Funcional:
Úlceras
Cicatrizes
Feridas
Queimaduras
Envelhecimento cutâneo rugas, manchas e pele desvitalizada
Acne
Rosácea
Fibro edema gelóide “celulite”
Hiperlipodistrofia “gordura localizada”
Flacidez (dérmica e muscular)
Estrias
Edemas linfáticos e/ou venosos
Pré e pós-operatório
Pré e pós-parto

CARDIOLOGIA

É aqui que se avaliam problemas tão diversos como a doença coronária (doença das artérias do coração), o enfarte do miocárdio, arritmias ou insuficiência cardíaca.

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular.

É aqui que se avaliam problemas tão diversos como a doença coronária (doença das artérias do coração), o enfarte do miocárdio, arritmias ou insuficiência cardíaca.

A cardiologia de intervenção tem evidenciado uma significativa melhoria no tratamento das doenças cardiovasculares.

Entre as doenças mais comuns da especialidade de Cardiologia encontramos a arritmia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, enfarte agudo do miocárdio, cardiopatias congénitas e a angina de peito.
Arritmia designa todas as alterações do ritmo ou do batimento cardíaco. As arritmias podem manifestar-se por aumento ou diminuição da frequência ou por irregularidade do batimento cardíaco.
Uma das arritmias mais relevantes é a Fibrilhação Auricular. Esta doença do coração manifesta-se por batimentos cardíacos irregulares que podem provocar nas aurículas a perca de capacidade de contrair normalmente.

A hipertensão arterial é um fator de risco em doenças do coração. Considera-se hipertenso um individuo que apresente de forma consistente valores elevados de pressão arterial. Estima-se que cerca de 40% da população portuguesa sofra de hipertensão arterial.


CIRURGIA MAXILOFACIAL

BREVEMENTE


CIRURGIA VASCULAR

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que diz respeito ao tratamento de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Atua em conjunto com a Angiologia que faz o estudo clínico dessas mesmas doenças.


ENDOCRINOLOGIA

A Endocrinologia, é a especialidade médica que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano, responsáveis por produzir e segregar diversas hormonas do organismo. Faz o diagnóstico e tratamento das doenças das glândulas endócrinas (hipófise, tiróide, paratiróides, pâncreas, suprarrenais, ovários e testículos).

É também nesta especialidade que se acompanham duas importantes condições médicas: a diabetes e a obesidade.


GERONTOLOGIA

DIRIGIDA A ADULTOS - Prevenção e promoção da saúde e orientação específica no processo do envelhecimento; Avaliação e elaboração de um Plano Individual de Cuidados.

DIRIGIDA A CUIDADORES INFORMAIS/FAMILIARES - Atendimento, aconselhamento, informação e orientação a cuidadores informais e familiares de pessoas em situação de dependência física e/ou mental;

SAÚDE E BEM ESTAR NA DEMÊNCIA - Acompanhamento especializado e integrado; Desenvolver planos de ação e ações de formação à equipa de profissionais na área da Geriatria e Gerontologia; Sessões individuais ou em grupo de Treino Cognitivo| Prevenção e Manutenção.

Para quem procura um ENVELHECIMENTO saudável, desejando manter e preservar as suas faculdades físicas e mentais.

Medicina Geriátrica ou Geriatria é o ramo da medicina que centraliza a sua intervenção, na prevenção e no tratamento de doenças e de incapacidades, geralmente em idades superiores aos 60 anos. O processo normal de envelhecimento acontece em todo o indivíduo, embora com uma variável intensidade. A intensidade deste défice condiciona o grau de dependência que vai afetar o utente nas diversas áreas da sua vida individual e social.

O processo de envelhecimento é um processo de mudança, não existe forma de o evitar.

O objetivo da equipa multidisciplinar da Clínica Vitaslim, ao criar a consulta de AVALIAÇÃO GERIÁTRICA, aparece na expectativa de responder às necessidades primárias do idoso de uma forma eficiente, com o propósito de promover a qualidade de vida no utente, conhecendo com maior precisão os seus problemas, possibilitando uma resposta mais completa e adequada, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida para o mesmo.


GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A ginecologia e a obstetrícia são conhecidas como “as ciências da mulher”. A Ginecologia é o ramo da Medicina que estuda e trata doenças do sistema reprodutor feminino.
Aborda também questões relacionadas com os métodos contraceptivos e planeamento familiar, como forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. Incide também no rastreio e tratamento do cancro genital e mamário.

Algumas Patologias Mais Comuns Na Ginecologia: Alterações do período menstrual; Doenças infecciosas do útero; Incontinência urinária; Prolapso uterino; Infertilidade

Por sua vez, a Obstetrícia é o ramo da Medicina que estuda a reprodução da mulher, acompanha-a durante a gestação, parto e pós-parto quer nos aspetos fisiológicos quer nos patológicos.
Cuida do desenvolvimento do feto e dá assistência à mulher no período da gravidez.


MEDICINA ORTOMOLECULAR

A Modulação Hormonal Bioidêntica é o método em que, através de exames laboratoriais, se traça o perfil hormonal do paciente, identificando as suas necessidades. A partir deste quadro, pode iniciar-se um equilíbrio hormonal para que o paciente atinja um padrão hormonal ótimo. O melhor padrão hormonal é o comparável com a nossa juventude plena, ou seja, entre os 25 e os 30 anos. Contrariamente ao que se achava, envelhecemos porque as nossas hormonas diminuem, e não o inverso.

As principais substâncias prescritas para a Modulação Hormonal são as hormonas ditas bioidênticas, ou seja, aquelas que são exatamente iguais (embora seja um processo químico) às que as nossas glândulas produzem.

Alguns dos problemas que podem ser tratados com a modulação hormonal: Excesso de peso; Cansaço físico e mental; ; Perturbações de memória; Depressões; Perda de líbido; Cansaço físico e mental


ORTOPEDIA

A ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica relacionada com o aparelho locomotor.

Tem cada vez mais procura devido aos cada vez mais casos patológicos relacionados com este aparelho, que limita muitas vezes a vida quotidiana das pessoas.


OSTEOPATIA

A Osteopatia pode oferecer uma mais valia, na medida que o seu objectivo na população é implementar a prevenção e o retardamento das degenerações osteomusculares de origem mecânica, dar melhor mobilidade articular e eliminar as dores articulares.

Refira-se que as técnicas osteopáticas não têm efeitos secundários, são bastantes eficazes e mais económicas. Estas técnicas osteopáticas são importantes para o equilíbrio postural e minimizam os síndromas dolorosos do corpo humano, tais como: Dores da coluna vertebral (torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, desequilíbrios da bacia, hérnias discais, etc.); Dores do membro superior (nevralgias, cervicobraquialgias, periartrites escapulo-umerais, parestesias, cotovelo de tenista, lesões por esforços repetitivos); Dores do membro inferior (ciáticas, cruralgias, tendinites, entorse, etc.).

Para além disto, é criada uma ligação entre corpo e mente que é extremamente importante para o equilíbrio em que, muitas vezes a sua ausência está na base de diversas maleitas.

Ozonoterapia
É uma terapia de medicina alternativa que recorre ao ozono- uma molécula composta por três átomos de oxigénio (O3).

Facilmente assimilado pelo corpo humano, a molécula extra de oxigénio presente no ozono separa-se, deixando apenas o O2 que é a forma molecular presente no ar que respiramos. Esta separação do ozno permite, em simultâneo, elevados processos de oxigenação e de oxidação, que se revelam eficazes no tratamento de uma enorme variedade de patologias.

O ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes e anti-radicais livres, o que faz da Ozonoterapia um tratamento de medicina alternativa versátil e cada vez mais popular. Existem vários processos de aplicação da Ozonoterapia, sendo uma das mais populares por via intravenosa.

Para Que Serve A Ozonoterapia?
São inúmeras as situações em que se pode recorrer à Ozonoterapia, sendo que esta é sempre adequada a cada caso especifico. Algumas das principais características e problemas de saúde indicadas para tratamento via Ozonoterapia incluem: Efeitos Anti-Inflamatórios, Anti-Fungicos, Anti-Víricos e Anti-Bacterianos; Depressão – cansaço e fadiga (físico e emocional); Fortalecimento do sistema imunitário; Eleva os níveis de energia; Gonalgias (dores nos joelhos); Enxaquecas; Artrite; Artrite Reumatoide; Dores Lombares; Obstipação; Alergias; Colite; Estima e aumenta o metabolismo; Estimula a circulação; Alivia vários tipos de dores; Tratamento de diversos tipos de infeções.

Contra-indicado em grávidas, pessoas alérgicas ao ozono, que sofreram um enfarte cardíaco ou intoxicação alcoólica aguda.


PODOLOGIA MEDICINAL

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento personalizado.

Existe um grande número de situações em que se deve recorrer a um Podologista, tanto para fins terapêuticos como preventivos, tais como: Hiperqueratoses (calosidades); Dermatomicoses ( pé de atleta); Dores nos pés; Entorses Frequentes; Joanetes; Dedos em garra; Pé cavo/Pé plano (raso); Dismetrias/ Heterometrias (membros com tamanhos diferentes); Esporão de calcâneo; Pé Diabético; Úlceras /Feridas; Onicocriptose ( unhas encravadas); Onicogrifose (unhas espessas); Onicomicose (fungos nas unhas); Hipohidrose/ hiperhidrose; Gretas/ fissuras.

Consultar um podologista, no mínimo uma vez por ano mesmo que não existam sinais ou sintomas nos pés poderá evitar desta forma complicações mais graves.


PSICOLOGIA

Consultas de psicologia, orientadas para que a pessoa possa adquirir maior capacidade de análise e compreensão dos seus sentimentos e atitudes, assim como capacidade para reagir aos seus problemas e transformações na vida quotidiana.


PSIQUIATRIA

Procurar promover o alívio de angústias e sofrimento através da prescrição de medicamentos ou outros tratamentos seguros, de forma a promover o equilíbrio e o bem-estar psíquico, numa perspetiva biológica, psicológica e social.
A especialidade de Psiquiatria é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos problemas relacionados com a saúde mental. A perturbação ou doença mental caracteriza-se pela incapacidade ou dificuldade de gerir emoções por alterações do modo de pensar, que se traduzem em alterações do comportamento, que acabam por interferir negativamente na vida pessoal, profissional e social do doente. Todos estes problemas poderão ser tratados ou controlados, perante uma correta abordagem em consulta de Psiquiatria.

Quando deve procurar uma consulta de Psiquiatria?
Dificuldade em gerir emoções e pensamentos; Alterações dos comportamentos; Prejuízo no funcionamento pessoal e profissional; Deterioração das capacidades físicas ou de interpretação do seu dia-a-dia; Abuso de drogas (álcool, drogas ilícitas, abuso de medicamentos, entre outros); Violência doméstica e maus tratos; Luto patológico (que dura um ano após a morte).

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Indo ao encontro das atuais políticas de saúde, da evidência científica e de forma a dar uma resposta integradora que proporcione aos nossos utentes a máxima qualidade de vida perante a sua condição de saúde, a Vitaslim tem na sua oferta clínica a especialidade de Medicina Chinesa.
A Medicina Chinesa engloba várias técnicas que complementam o tratamento de acupuntura, entre elas, fitoterapia chinesa, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, dietética chinesa, e chi kung (qigong) terapêutico.
Através do tratamento com acupuntura existe um aumento de concentração de endorfinas e de serotonina e o seu efeito não é só analgésico, mas provoca também múltiplas respostas biológicas:
Promove a preparação de diversas estruturas do corpo através do aumento da oxigenação tecidular e o aporte sanguíneo;
Tem efeito relaxante;
Otimiza o estado emocional favorecendo um melhor desempenho da mobilidade articular.

QIGING
Prática chinesa baseada em movimento e estiramento moderado, respiração e exercícios de estimulação dos canais e pontos usados na acupuntura, com oobjetivodirecionado para autoreparação e equilíbrio energético corporal, para a melhoria da saúde e prevenção da enfermidade física e mental do indivíduo. Indicado para todas as idades, respeitando limitações individuais específicas, conforme avaliação médica. 

REFLEXOLOGIA
Brevemente disponível

TERAPIA QUÂNTICA
Esta terapia é uma forma complementar de tratamento para diversos tipos de problemas, tanto de ordem física quanto emocional.
Por vezes são tratadas as causas e não apenas os efeitos, afinal tudo começa na mente e se conecta com o corpo fisico e alma.
Procurar a harmonia e o equilíbrio é essencial para encontrar a cura, independente das questões que se deseje resolver.
É IMPORTANTE dizer que nada substitui os tratamentos médicos tradicionais e que as terapias quânticas devem ser usadas como um complemento, a fim de potencializar os resultados
Lembre-se que cuidar da mente e do espírito é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo, pois o segredo da felicidade está exatamente em buscar a harmonia entre todos esses elementos.

Já conhece os parceiros da VitaSlim?


Clique nos logotipos e conheça as vantagens únicas dos nossos parceiros.