Alergias alimentares

Alergia é uma reação imunológica desencadeada por uma proteína, que poderá apresentar várias manifestações, dependendo do órgão afetado. Diarréia e vómitos, no aparelho gastrointestinal, dificuldade respiratória e broncoespasmo, no aparelho respiratório ou eczema, urticária e edema a novel cutâneo.

A intensidade e a gravidade das manifestações pode variar desde reações ligeiras, tais como lesões cutâneas isoladas a anafilaxia que poderá ser fatal, se não for corretamente abordada.

A alergia alimentar é mais comum durante o primeiro ano de vida com uma prevalência de 25%. A existência de familiares de 1.º grau com história de alergia aumenta o nível de risco no entanto, é importante ter em consideração que a maioria das alergias tem resolução espontânea até à idade escolar.

As alergias alimentares mais comuns são ao leite de vaca, ao ovo, ao amendoim e aos frutos de casca rija, como as nozes, ao peixe, ao marisco, ao trigo e à soja, sendo responsáveis por 90% das reacções.

De modo a prevenir a ocorrência de uma reação alérgica é necessário restringir, não só os alimentos directamente responsáveis pela alergia, mas também aqueles que poderão conter o alergénio na sua composição. É essencial conhecer quais são os ingredientes que compõem cada receita, mesmo que a presença do alimento alergénico em questão não seja aparente. Em alguns casos, quantidades vestigiais deste alergénio podem ser suficientes para provocar uma reacção grave. Um alimento que aparentemente parece ser seguro pode vir a desencadear uma reacção alérgica, apenas por ter estado em contacto com outros alimentos que continham o alergénio. A este fenómeno designa-se contaminação cruzada.

Para prevenir uma ingestão acidental, é fundamental a educação na leitura e interpretação dos rótulos alimentares, para identificar alergénios potencialmente escondidos. A alimentação e a ingestão de determinados nutrimentos não pode no entanto ficar comprometida como consequência da eliminação, devendo ser estimulado o consumo de alimentos substitutos ricos nesse nutrimento, como modo de compensação.

Por essa razão a colaboração entre o médico e o nutricionista é fundamental para garantir uma alimentação diversificada sem carências ou erros nutricionais.

Paula Beirão Valente

OUTRAS NOVIDADES

Lipoaspiração  
Cuidados pré-operatórios

A lipoaspiração tem como objetivo retirar o excesso de células adiposas de algumas regiões do corpo.
Com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, dos aparelhos existentes e devido aos resultados eficazes, esta cirurgia estética tornou-se um dos procedimentos muito difundido e realizado em todo o mundo.

Ler mais >>

Ginecomastia
Tratamento da mama masculina

Em termos práticos, a Ginecomastia é a designação que se dá à situação clínica em que há um aumento das glândulas mamárias masculinas, fazendo com que a região do peitoral seja aumentada.

Ler mais >>

Alimentação 
dos seus filhos

Com o início do novo ano escolar, surgem desafios e impõe-se regras e objetivos que os mais novos devem atingir. No entanto, ninguém parou para refletir que a alimentação e alguns hábitos por parte de adultos e crianças podem estar diretamente relacionados com o seu desempenho, nível de concentração e memória.

Ler mais >>

Ventosoterapia 
O que é e para que serve?

A ventosoterapia um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele.
Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor. Foi recentemente popularizada pelo atleta olímpico Michael Phelps, que revelou a sua utilização nos últimos Jogos Olímpicos, no Brasil.

Ler mais >>

Lipoaspiração
Cuidados pós-Operatórios

Com o início do novo ano escolar, surgem desafios e impõe-se regras e objetivos que os mais novos devem atingir. No entanto, ninguém parou para refletir que a alimentação e alguns hábitos por parte de adultos e crianças podem estar diretamente relacionados com o seu desempenho, nível de concentração e memória.

Ler mais >>

Já conhece os parceiros da VitaSlim?


Clique nos logotipos e conheça as vantagens únicas dos nossos parceiros.